No site da sua empresa há um blog? Saiba que para ganhar mais visitas e garantir boas vendas é preciso fazer um bom marketing de conteúdo. Sem dúvida, essa estratégia é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Pode parecer fácil, considerando que tudo que você tem a fazer é escrever alguns artigos de qualidade e publicar pelo menos um texto por dia, otimizado para os mecanismos de busca da internet. Mas não é só isso, seu conteúdo precisa ser intensamente visual e focado no usuário.
Usar uma estratégia de marketing de conteúdo é a solução para quem quer impulsionar um negócio sem investir muito dinheiro. Mas é preciso fazer isso da maneira certa para conseguir conquistar seus objetivos.
Nesse artigo vamos destacar 4 erros de marketing de conteúdo que você deve evitar.
1 – Você está vendendo em vez de ensinar
A venda precisa ser feita de forma que a pessoa não perceba que foi induzida a comprar. O ponto certo de uma boa estratégia de marketing de conteúdo é informar primeiro e vender depois. O ideal é que você não mencione o seu produto até o apelo à ação no final de um vídeo ou artigo.
Se você está vendendo um produto, deve ter o objetivo de orientar o leitor a resolver algum problema. Por exemplo, se a pessoa quiser saber qual é o melhor colchão para dores na coluna, até o final do artigo ou do vídeo ela terá a resposta.
Sua meta deve ser mostrar ao seu cliente que ele precisa do produto que você está oferecendo. Quando se tem uma oferta de valor, as pessoas irão compartilhar seu conteúdo com amigos e familiares.
2 – Seu conteúdo não é útil
Mesmo que seu artigo seja bem escrito, tenha imagens atraentes e vídeos explicativos, se ele não resolver o problema ou responder à pergunta que o leitor procura, não terá importância para a pessoa que lê.
Por exemplo: se você tem um blog sobre cursos de inglês online precisa escrever sobre assuntos relacionados a esse tema. Quando a pessoa entrar em seu blog estará procurando por isso.
Suponhamos que alguém entra em seu blog procurando dicas para estudar inglês sem sair de casa. A pessoa começa a ler os artigos e não encontra a informação que precisa. Isso fará o usuário procurar outro blog. Assim seu conteúdo não será útil.
Sim, você pode ter explicado em detalhes como estudar em casa, mas não respondeu à pergunta do leitor. Isso significa que você pode ter perdido uma venda ou uma chance de construir um relacionamento com esse leitor.
Como melhorar a qualidade do seu conteúdo? A dica é se antecipar aos usuários, identificando as questão com as quais eles estão lidando e respondendo às perguntas diretamente com artigos ou vídeos.
3 – Você não é visto como um especialista no assunto
Ao criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, para um determinado produto ou serviço, você precisa saber tudo que está relacionado a esse produto.
Se alguém ler o seu artigo e descobrir que você não sabe do que está falando, será difícil para o leitor confiar em qualquer outra coisa que você escreva.
Por essas razões, você deve se esforçar para ter certeza de que sabe do que está falando e parecer especialista para o seu público.Se não for possível fazer isso sozinho, é melhor encontrar alguém que conheça o conteúdo e escreva por você.
Tendo um conteúdo melhor, você obterá bons resultados. Algumas coisas devem ser levadas em conta na hora de escrever, por exemplo: fique atento aos erros gramaticais e ortográficos, erros de digitação, imagens que não tem nada a ver com o assunto, títulos pouco atraentes, etc.
4 – Seu conteúdo não é ideal para o seu público
Sempre que você criar uma estratégia de marketing de conteúdo certifique-se de saber quem é seu público. Conseguir entender o seu nicho de mercado é muito importante para o sucesso da sua campanha de marketing.
É um erro tentar vender algo através do seu blog, sem saber se o seu público se interessa por aquilo. Por exemplo, se nos dados de tráfego do seu site estiver mostrando que a maioria dos seus visitantes são homens de 25 a 40 anos de idade, o seu conteúdo precisa ser mais voltado para esse público.
Essas informações você pode verificar cadastrando sua URL no Google Analytics. Para alcançar um grupo maior, é melhor dividir seu conteúdo em várias partes para tratar do mesmo tema.
Por fim, evite esses erros em sua estratégia de marketing de conteúdo para conquistar cada vez mais clientes e assim vender seus produtos.
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