CONSULTORIA E ASSESSORIA
CONSULTORIA E ASSESSORIA
A consultoria e assessoria em gestão e marketing é uma das atividades que a Baah executa para sua empresa, tendo em vista a necessidade de trabalhar de forma correta a divulgação da marca e da empresa e conduzir o marketing para que possa alcançar o seu público-alvo.
A gestão e o marketing fazem parte do ciclo de vida da organização empresarial, com o objetivo de fazer o planejamento, de verificar a necessidade de investimento e de fazer a divulgação da marca.
O trabalho de consultoria e assessoria tem como base dois trabalhos: o planejamento e o marketing, atividades que se mostram diferentes, mas que se complementam, tendo o mesmo objetivo: maximizar a receita e aumentar a participação no mercado.
Quando tratamos de gestão e marketing, devemos analisar a consultoria e assessoria como atividades que, embora ligadas, são tratadas separadamente. A consultoria é voltada para prestar informaçtões, sem uma ligação direta do consultor com a empresa, enquanto que a assessoria, além das funções de consultoria, acompanha o desenvolvimento do projeto até sua execução.
Consultoria e assessoria no marketing
A consultoria e assessoria são trabalhos voltados para mostrar ao público consumidor o produto e suas qualidades ou a marca e seus referenciais. O gestor de marketing deve conhecer não apenas o produto, como também os usuários do produto, suas necessidades e seus desejos.
Conhecimento é essencial para que o consultor possa definir o conteúdo e a forma da mensagem que a empresa deve passar sobre o que está divulgando.
Além disso, devemos dar atenção a outro elemento muito importante para definir a mensagem: o conhecimento do mercado em que a empresa está inserida, sabendo quais são os competidores ou concorrentes que apresentam produtos similares. Ou ainda os concorrentes que possuem produtos que, mesmo não sendo similares, podem substituir o que está sendo divulgado.
A meta é mostrar que o consumidor deve procurar a marca da empresa e seus produtos e não os concorrentes e, para isso, é preciso apresentar vantagens e qualidades sobre o produto ou produtos que estão sendo divulgados.
Assessoria para marketing de produtos
Mesmo considerando que consultoria e assessoria são coisas bem distintas, ambas possuem muitas áreas de contato e de sobreposição. Quando tratamos de marketing, devemos lembrar o conceito de marketing mix, desenvolvido na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, por um professor de marketing, Edmund Jerome McCarthy. Segundo ele, o marketing deve ser aplicado através dos 4 “pês”:
· O Produto, que diz respeito ao produto em si e como ele pode trazer solução a um problema ou atender às necessidades do público-alvo;
· O Preço, determinado pelo valor pelo qual o produto está sendo comercializado;
· A Promoção (ou divulgação), que é a forma como a empresa deve mostrar as vantagens e qualidades do produto e como ele pode trazer soluções para o consumidor;
· E, finalmente, a Praça, ou o canal, por onde o produto está sendo disponibilizado para os consumidores.
Esse trabalho, evidentemente, é de responsabilidade da consultoria e assessoria, embora isso não queira dizer que o consultor ou assessor não deva acompanhar o processo de desenvolvimento do produto.
Ao acompanhar o desenvolvimento o consultor terá elementos mais importantes para ajudar a criar a divulgação e trabalhar com o marketing.
O desenvolvimento do produto determina seu valor final, embora deva haver uma definição também das condições comerciais de venda do produto, sendo de responsabilidade do consultor estabelecer as condições através do conhecimento do público-alvo e de sua capacidade de compra.
Portanto, sob esse ponto de vista, o sucesso na comercialização depende do marketing que, por sua vez, depende das estratégias estabelecidas através de uma consultoria que precisa conhecer a fundo as condições do mercado.
Conhecer se há produtos com versões mais caras ou mais baratas ou se há similares que apresentam funcionalidades adicionais torna a campanha de marketing mais eficiente, determinando o público-alvo que deve ser atingido pela campanha.
O consultor é o profissional mais adequado para definir a forma e o conteúdo das campanhas de marketing, bem como a definição mais adequada dos canais de divulgação, por onde o produto será veiculado e comercializado, como por exemplo, uma venda apenas através da internet ou através da loja física, com sua divulgação feita através de jornais, TV ou internet, ou mesmo a combinação dos três.
Assessoria e consultoria: atividades distintas, mas coligadas
Como podemos perceber, assessoria e consultoria são funções bastante distintas, mas ambas se complementam, estando interligadas e, muitas vezes, sobrepostas. O trabalho do assessor e do consultor é encontrar o melhor caminho e apresentar as melhores soluções para a empresa dentro de suas necessidades específicas e dentro de sua capacidade de investimento.
O mercado, de uma forma global, caminha para uma concorrência cada vez mais acirrada, com estratégias as mais variadas para atingir o consumidor e convencê-lo a adquirir o que está sendo divulgado e essas estratégias devem ser conduzidas dentro de critérios bem estabelecidos e determinantes para o sucesso de qualquer atividade de marketing.
O marketing é responsável por demonstrar que o produto é importante para o consumidor, sendo necessário estabelecer meios para que ele, consumidor seja convencido sobre a importância que determinado produto irá ter em sua vida diária, seja para trazer mais qualidade de vida, seja para trazer a solução de um problema.
Sua empresa, como tantas outras, tem necessidade de um marketing efetivo para suplantar a concorrência e conseguir maior lucratividade. Não espere mais tempo: nossos profissionais são os mais capacitados para prestar a assessoria e consultoria necessárias para fazer bom uso do marketing. Procure-nos.