GROWTH HACKING
Growth Hacking
A Baah pode oferecer os serviços de Growth Hacking, uma nova tática de empreendedorismo desenvolvida em startups que se utiliza da criatividade, do pensamento analítico e das métricas sociais para a venda de produtos e conseguir maior exposição.
Para quem não conhece ainda o Growth Hacking, trata-se de uma parte do sistema de marketing, utilizando técnicas no mundo online como o SEO, análise de sites, marketing de conteúdo e testes A/B, e já no mundo off-line utilizamos táticas focadas em uma metodologia própria.
O Growth Hacking concentra-se nos resultados consideráveis e em alternativas inovadoras, fatores essenciais para o desenvolvimento da empresa. A ordem do processo é feita de forma diferente, com o crescimento em primeiro lugar e os orçamentos em segundo, mas sempre com o foco em gastar o quanto menos possível.
As empresas de maior sucesso na internet atualmente fizeram uso do Growth Hacking desde seu início, tornando-se, com o tempo, referência na rede mundial.
Como surgiu o Growth Hacking
O termo Growth Hacking foi popularizado em 2010 através do empresário Sean Ellis, que definiu a estratégia como uma área cujo objetivo é o verdadeiro crescimento. Tudo o que é feito deve ser examinado através do seu potencial impacto sobre o crescimento escalável.
O conceito de Growth Hacking foi ampliado por Andrew Chen, que o considerou o novo “vp de marketing”. Segundo Andrew Chen, profissionais que se utilizam do Growth Hacking para fazer seus empreendimentos cresceram, tornam-se uma mistura de comerciante e de codificador, ou seja, ele olha para a questão tradicional de como fazer para conseguir clientes de maneira mais viral e analítica.
Em 2012, Aaron Ginn definiu um Growth Hacking como uma mentalidade de dados, criatividade e curiosidade. O termo se tornou mais conhecido e a técnica mais aplicada a partir de 2013, depois da realização do Growth Hackers Conference, em São Francisco.
Como implantar o Growth Hacking em sua empresa
O Growth Hacking varia de empresa para empresa, embora o denominador comum seja sempre voltado para o crescimento. As empresas que conseguem resultados a partir desse processo, possuem um loop viral integrado ao seu processo de negócios.
Os novos clientes ouvem sobre o produto ou serviço através de uma rede, tornando-se clientes e tendem a compartilhar com suas conexões, tornando o método viral, gerando um ciclo de conscientização, de uso e compartilhamento que irá trazer resultados para o crescimento da empresa.
O Growth Hacking é formado por ferramentas de marketing que encontram meios de aumentar a venda dos produtos. O Growth Hacking detém um papel multifuncional, englobando não apenas o marketing, mas o produto, as operações empresariais, as finanças e até mesmo os recursos humanos.
A questão que deve ser abordada pelo Growth Hacking é o impacto que cada escolha tem para o crescimento da empresa e para o número de clientes.
O objetivo do Growth Hacking é conectar o mercado-alvo com o produto ou serviço da empresa, usando a criatividade para descobrir formas únicas de condução de crescimento, fazendo testes e aplicando novas técnicas, já comprovadas para outras empresas.
A técnica deve ser disciplinada, seguindo um processo de priorização de ideias, testando-as e fazendo sua análise de forma crítica o suficiente para saber definir os mecanismos que trouxeram resultados positivos e que devem ser mantidos, repetidos e continuados, procurando sempre o crescimento da empresa.
O serviço de Growth Hacking deve usar essencialmente a criatividade, fazendo da análise a melhor ferramenta de trabalho, utilizando estratégias muito além do SEO e do AdWords para distribuir informações.
Nos canais tradicionais de marketing utilizados atualmente, muitas vezes há um custo alto pela aquisição, com baixo valor pago pelo tempo de sua duração, em razão da alta saturação. A estratégia de crescimento em nossa época, com tantos usuários sociais, deve se ajustar ao mercado, elevando as escalas virais através da experiência do próprio consumidor.
Ferramentas utilizadas no Growth Hacking
O Growth Hacking se utiliza de algumas ferramentas específicas para sua implementação:
· Aquisições virais através de compartilhamento de conteúdo dos usuários já existentes para os novos;
· Aquisições pagas, com estratégias de SEM (search engine marketing), de links patrocinados (do Google AdWords e do Facebook Ads), de anúncios na TV, de celulares, rádios, marketing de afiliados e outros;
· Marketing de conteúdo, com a postagem em blogs, infográficos e vídeos virais, que aumentam a visibilidade da marca e o tráfego para o site, convertendo visitantes em consumidores;
· E-mail marketing, aplicando a estratégia de relacionamento utilizada para conversão de novos consumidores e motivação para consumirem mais em sua empresa;
· SEO (otimização em sites de buscas), técnicas efetivamente utilizadas para construir uma infraestrutura escalável, que pode ser aplicada a todas as páginas, em vez da seleção tradicional de uma pequena quantidade de palavras-chave.
Em resumo, o Growth Hacking apresenta-se como a interseção entre o marketing e o desenvolvimento do produto, conseguindo mais com menos. As estratégias devem ser articuladas desde o desenvolvimento de um produto, levanto a uma experiência mais agradável ao consumidor que, por seu turno, irão atrair novos usuários ao viraliza-la.
O Growth Hacking permite receitas escaláveis, aumentando o número de clientes sem aumentar os custos. O modelo não foi criado pela internet, mas o próprio sistema conseguiu revolucionar e potencializar o formato.
Todo o investimento que pode ser aplicado numa loja física, com o Growth Hacking pode ser melhor utilizado, trazendo retorno muito maior do que o esperado. O modelo de negócio pode exigir que o investimento seja aplicado de forma separada em outros canais, mas a empresa consegue ser mais conhecida e reconhecida pelo público consumidor.
Venha conhecer essa nova solução para o crescimento da empresa. Procure nossa equipe e converse sobre o Growth Hacking. Você só terá a ganhar.